Auto-Conhecimento

por Mauricio Bastos

Consciência  é um termo reconhecidamente difícil de definir e vem sendo discutido há muito tempo. Popularmente, ele é substituído facilmente por “mente”, palavra dita com segurança pelas pessoas, como se a mente fosse um órgão mental (!)
Lembremos que a mente “mente”…

A consciência de si é uma “soma de sensações simultâneas  integradas e unificadas de força, equilíbrio,  limites e respiração (espontânea).
O que nos difere dos animais é justamente poder ampliar o Auto-Conhecimento, ou seja , a consciência de quem somos, os valores, o que sentimos, o que vibramos, etc.

A busca de Auto-Conhecimento vem acompanhando a história da humanidade desde a antiguidade. Na Grécia Antiga, existiam vários oráculos, entre eles, o oráculo de Delfos que dizia: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo”.
No Oriente, já foram descobertos vários estudos profundos, catalogados há mais de 5 mil anos A.C.
A alquimia, a astrologia, a acupuntura, a espiritualidade, a meditação , etc são caminhos milenares que antecedem as ciências racionais e lógicas. e até hoje tem grande fundamento no caminho da saúde e bem estar.

Quanto maior o Auto-Conhecimento, maior a possibilidade de escolhas, de livre-arbítrio. Saímos da condição de vítima da vida e passamos a ter total autoria do viver.

A palavra “responsabilidade” desmembrada significa “habilidade em responder”, simboliza trazer clareza e propósito nas escolhas e posturas da vida.
Quando realmente percebemos que temos total  possibilidade da escolha, podemos chegar ao caminho da realização através do amor, alegria, compreensão, perdão, etc.
Desenvolvemos potenciais, dons e surgem as verdadeiras “vontades essenciais” e não os “desejos transitórios”.

Conseguimos assumir posturas, colocar limites, dizer sim, dizer nãos….
No decorrer da auto-investigação, aparece algumas questões fundamentais:

•  Quem sou Eu?
•  Que crenças limitantes perpetuo?
•  Porquê sofro?
•  O que estou fazendo aqui?
•  Pra onde vou após a morte?

Como vemos, as perguntas são infinitas e as respostas diferem muito.
A aventura de Auto-Conhecer-se, possibilita ampliar a percepção da vida trazendo uma melhor qualidade às nossas relações e o viver se desenvolve de uma forma mais autêntica e saudável.

As respostas podem ser encontradas de 4 maneiras: através do corpo físico, do emocional, do mental e do espiritual.

A integração destes corpos possibilita o caminho mais intenso de cura.
Com o intuito de integrar estes princípios e experiências fundamentais surge o caminho holistico. A palavra Holístico vem de “Holos” que significa “Todo”.
Temos, então, a Terapia Holística, que busca integrar o “Todo” ao Ser Humano e o Ser Humano ao Todo.

O Auto-Conhecimento nos propicia a retirada dos véus (personagens, máscaras) que criamos no cotidiano de nossas vidas, possibilitando o encontro real com a nossa verdadeira identidade.

“Qualquer tentativa de ser algo que já não somos está fadado ao fracasso!”

“ A verdadeira viagem do ser humano consiste não em buscar novas paisagens, mas sim em ver com olhos novos”                                                                           Marcel Proust

 

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published.