pt Portuguese
(11) 4702-4838
mauriciobastos@espacointegracao.com.br
Auto-Conhecimento

Auto-Conhecimento

por Mauricio Bastos

Consciência  é um termo reconhecidamente difícil de definir e vem sendo discutido há muito tempo. Popularmente, ele é substituído facilmente por “mente”, palavra dita com segurança pelas pessoas, como se a mente fosse um órgão mental (!)
Lembremos que a mente muitas vezes “mente”…

A consciência de si é uma “soma de sensações simultâneas  integradas e unificadas de força, equilíbrio,  limites e respiração (espontânea).
O que nos difere dos animais é justamente poder ampliar o Auto-Conhecimento, ou seja , a consciência de quem somos, os valores, o que sentimos, o que vibramos, o que queremos, etc.

A busca de Auto-Conhecimento vem acompanhando a história da humanidade desde a antiguidade. Na Grécia Antiga, existiam vários oráculos, entre eles, o oráculo de Delfos que dizia: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo”.
No Oriente, já foram descobertos vários estudos profundos, catalogados há mais de 5 mil anos A.C.

A alquimia, a astrologia, a acupuntura, a espiritualidade, a meditação , etc são caminhos milenares que antecedem as ciências racionais e lógicas. e até hoje tem grande fundamento no desenvolmento da saúde e bem estar.

Quanto maior o Auto-Conhecimento, maior a possibilidade de escolhas, de livre-arbítrio. Saímos da condição de vítima da vida e passamos a ter total autoria do viver.

A palavra “responsabilidade” desmembrada significa “habilidade em responder”, simboliza trazer clareza e propósito nas escolhas e posturas da vida.
Quando realmente percebemos que temos total  possibilidade da escolha, podemos chegar ao caminho da realização através do amor, alegria, compreensão, perdão, etc, despertamos potenciais, dons e talentos latentes e surgem as verdadeiras “vontades essenciais” e não os “desejos transitórios”.Conseguimos assumir posturas, colocar limites, dizer sim, dizer nãos….

No decorrer da auto-investigação, aparece algumas questões fundamentais:

* Onde estou?
* O que sinto?
* O que quero?
* Quem sou Eu?

Como vemos, as perguntas são infinitas e as respostas diferem muito.

A aventura de Auto-Conhecer-se, nos possibilita ampliar a percepção da vida trazendo uma melhor qualidade às nossas relações e o viver se desenvolve de uma forma mais autêntica e saudável.

As respostas podem ser encontradas de 4 maneiras: através do corpo físico, emocional, mental e espiritual.

A integração concomitante destes corpos possibilita o caminho mais intenso de cura.

Com o intuito de integrar estes princípios e experiências fundamentais surge o caminho holistico.
A palavra Holístico vem de “Holos” que significa “Todo”.

Temos, então, a Terapia Holística, que busca integrar o “Todo” ao Ser Humano e o Ser Humano ao Todo.

O Auto-Conhecimento nos propicia a retirada dos véus (personagens, máscaras) que criamos no cotidiano de nossas vidas, possibilitando o encontro real com a nossa verdadeira identidade.

“Qualquer tentativa de ser algo que já não somos está fadado ao fracasso!”

“ A verdadeira viagem do ser humano consiste não em buscar novas paisagens, mas sim em ver com olhos novos”                                                                           Marcel Proust

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Phone: (11) 4702-4838