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Stress: o que fazer para atenuar e relaxar?

Stress: o que fazer para atenuar e relaxar?Nos dias atuais, o estresse faz parte da vida de milhões de pessoas. Sentir-se estressado, além de ser desagradável, pode trazer danos à saúde e contribuir para desencadear diversas doenças como as cardíacas e mentais.

Existe solução para esse problema? Sim! Mas, devemos aprender a relaxar e nos concentrar no momento presente, nada de ficar “matutando” sobre o futuro, muito menos sobre o que já passou! Não importa se o estresse é raro ou frequente, com a abordagem adequada, é quase sempre possível se acalmar e aproveitar a vida.

Lembre-se: em caso de dúvida, aquiete-se por, pelo menos, 5 minutos do dia, feche os olhos, respire e inspire devagar, por quantas vezes achar necessário. Tente esvaziar a mente, simplesmente sinta a paz, afinal, ela está aí dentro de você, basta saber acessá-la!

Vamos às dicas para desestressar!

Assim como nosso organismo tem uma resposta ao estresse, também pode ter uma resposta de relaxamento. Isso faz com que a respiração fique mais lenta, a pressão arterial caia e precise de menos oxigênio. Essa informação foi comprovada pelo National Center for Complementary and Alternative Medicine – Centro Nacional Para Medicina Alternativa e Complementar, dos Estados Unidos.

É importante prestar atenção aos sinais que o corpo está te mandando, tentar descobrir a raiz de todo esse stress e eliminá-lo de uma vez por todas! Faça uma revisão assistida da sua vida, junto com a mudança de alguns hábitos. Isso poderá eliminar grande parte das fontes de stress no seu dia a dia.

De maneira geral, o stress é uma resposta natural aos desafios da vida. Mas saiba que grande parte desse stress que existe hoje é completamente desnecessário e pode ser facilmente eliminado!

Para isso, é preciso seguir alguns passos simples, mas que devem fazer parte do seu cotidiano, afinal, se você deixou se envolver pelos problemas que ocasionaram esse stress, então você também pode “virar a chavinha” e começar a pensar de forma diferente, mais positiva e sob uma visão mais otimista!

Sabemos que essa mudança não pode ser concretizada da noite para o dia, pois tudo é um processo, deverá investir algumas horas do seu dia para cuidar de você, mas garantimos que valerá muito à pena!

Por que ficamos estressados?

Quando as pessoas estão estressadas, seus hormônios, como o cortisol, inundam seus sistemas, produzindo uma espécie de “resposta de luta ou fuga”. Dessa forma, a frequência cardíaca acelera, fazendo com que respire mais fundo (o que exige mais oxigênio) e os vasos sanguíneos se contraiam.

Enquanto no mundo da pré-civilização, o aumento do fluxo sanguíneo ajudou as pessoas a escapar dos predadores e situações perigosas, hoje a situação é bem diferente.

No mundo moderno, o corpo humano não é capaz de diferenciar a situação de um “urso” se aproximando a de uma esposa irritada, ou do trânsito pesado, quando você está atrasado para o trabalho. Por isso, a resposta do organismo ao stress é acionada mesmo quando não há nenhum perigo iminente.

Isso quer dizer que, em vez de ajudar a pessoa a escapar de algum perigo, acaba contribuindo para condições crônicas como hipertensão e dores de cabeça, sem falar dos problemas de saúde mental como a depressão e a ansiedade. Além do mais, o estresse pode criar outras condições, como asma, síndrome do intestino irritável e insônia.

Como eliminar o stress?

Para você eliminar o stress de sua vida, é preciso usar a inteligência a seu favor, refletir, de verdade, sobre estas fontes de stress que estão ocasionando esses problemas e começar a criar mecanismos para elimina-los.

Infelizmente, em muitos casos, não temos opção de nos livrarmos da fonte do stress, como o caso de termos que aguentar um certo trabalho porque precisamos dele para sobreviver.

Sabemos que o mercado de trabalho “não está pra peixe”, e não há como se dar ao luxo de pedir demissão. No entanto, temos que pensar em nossa saúde física e emocional, e tentar achar mecanismos para desfazer os efeitos desse stress, dentro da própria rotina.

Com esse objetivo em mente, veja a seguir algumas dicas para aliviar o estresse, comprovadas cientificamente.

Identifique a origem do stress

Um dos passos mais importantes para a sua cura é ser capaz de identificar as “fontes” desse stress. Tente se aquietar por 10 minutos e pense sobre as situações que tornam os seus dias e as suas semanas mais estressantes. Seja objetivo e tente descobrir quais são as pessoas, as atividades, as tarefas ou as coisas que considera serem a raiz de todo o seu stress. Elabore uma lista das top 10 e veja o que pode ser eliminado imediatamente. Para aquelas que não têm uma solução definitiva, procure formas de atenua-las, tornando menos estressantes.

Encare as situações com mais leveza

Tenha uma perspectiva mais prática sobre as tarefas cotidianas. Isso inclui as obrigações, a quantidade de informação que registra, a sua casa e muitas outras coisas que preenchem a sua vida! Perceberá que mudando o “olhar” sobre essas situações haverá uma redução significativa do seu nível de stress.

Tente separar um momento para relaxar durante o dia

É importante que ao longo do dia, principalmente no trabalho, faça pequenas pausas. Durante alguns minutos, pare tudo e alongue os seus ombros, pescoço, cabeça, braços e mãos; levante-se, estique as pernas ou espreguice-se; dê uma pequena caminhada; beba água.

Se puder, vá até lá fora, apanhe ar fresco e contemple o céu azul. Dê dois minutos de conversa com alguém com quem goste de falar. A vida não se resume apenas a níveis de produtividade. [As pausas de muitas pessoas são feitas a navegar online, porém, para relaxar completamente, fuja do computador e do celular sempre que possível].

Faça atividade física

No que se refere a aliviar o stress, esta dica é uma das mais importantes! Praticar exercícios físicos é uma excelente maneira de prevenir a doença, já que proporciona um tempo reservado para você! Perfeito para relaxar, para contemplar, para esquecer os problemas, socializar com as pessoas e, ainda, para se manter em forma!

Você sabia? Pessoas que estão em forma têm uma maior capacidade de lidar com o stress. O caso inverso também é verdadeiro: o fato de estar sedentário ou de viver uma vida pouco saudável pode ser, em si, uma fonte de stress.

Seja grato (a) pela vida!

Manter um sentimento de gratidão por todas as coisas boas que acontecem em sua vida, pensar de forma positiva sempre e eliminar a negatividade, são formas poderosas para acabar com o stress, definitivamente.

Aprenda a reconhecer e a agradecer a vida que tem e às pessoas que sempre estiveram ao seu lado. Se conseguir ter essa clareza, perceberá que tudo são dádivas (principalmente quando comparadas com as vidas de tantas outras pessoas). Uma atitude positiva na vida é a melhor solução para substituir o stress por felicidade.

Alimentação e hidratação

Assim como falou-se sobre a importância do exercício físico, a alimentação saudável e equilibrada é mais uma excelente forma para expulsar o stress, evitando que ele volte a aparecer.

Tente se alimentar a cada 3 horas, coma frutas, verduras e legumes regularmente; tome muita água o dia inteiro, se for o caso, esteja sempre com uma garrafa por perto. Elimine excessos, como açúcar, farinha branca, sal e alimentos gordurosos.

Ambiente clean

Morar ou trabalhar em locais limpos, organizados, simples e tranquilos, ao invés de cenários caóticos e repletos de distrações desagradáveis, é mais uma fórmula eficaz para uma existência livre de stress.

Tempo livre para você

Reserve espaço na sua agenda para atividades que lhe dão prazer. Evite agendar reuniões e a agrupar várias tarefas num só dia, afinal, a semana tem 7 dias e o mês tem 30! Organize-se e tudo vai dar certo! Quando alguém lhe pede para agendar uma reunião, por exemplo, tente primeiro resolver o assunto pelo telefone ou por e-mail. Você vai notar que sobrará tempo para fazer o que gosta!

No Stress!

Em vez de viver a vida na “correria”, aprenda a se planejar e a fazer uma coisa de cada vez, com calma, sem desespero. Resgate suas sensações, como saborear a comida no prato; desfrutar da companhia das pessoas à sua volta; relaxar à sombra de uma árvore; sentir o cheiro da mata, durante a caminhada no parque, e ouvir as músicas que mais gosta com um fone de ouvido, durante a prática de atividades ao ar livre. Pode ter certeza que todas essas atitudes vão te regenerar e fazer sentir-se livre novamente!

Já é hora de dizer tchau!

Despeça-se! Parece dramático, porém, necessário em muitos casos. Se você está passando por alguma situação insustentável que está te fazendo mal, é o momento de pensar de forma inteligente e tomar uma atitude. O trabalho hoje em dia é, para muitos, a sua maior fonte de stress. Em nome da sua saúde e do seu bem-estar, talvez seja preciso reavaliar suas necessidades e mudar a rotina de vida, a começar pela coragem de dizer tchau ao seu chefe!

Se tiver uma reserva financeira ou um “plano B” para tomar essa atitude, pode ter certeza que sua vida vai mudar completamento e para melhor! Livrar-se do horário de expediente engessado, de ter que se deslocar para o trabalho todos os dias e enfrentar quilômetros de trânsito, e procurar aquele trabalho que realmente faz seus olhos brilharem, permitindo-se criar um estilo de vida positivo e mais flexível, isso sim é olhar com amor e respeito para si próprio! Antes de colocar essas ideias em prática, se organize, faça sua reserva financeira, dê-se um tempo para pensar e considere todas as vantagens que terá a partir dessa nova escolha de vida!

Fonte:
https://estadozen.com/artigos/20-dicas-para-eliminar-o-stress-sua-vida
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