i
(11) 4702-4838
mauriciobastos@espacointegracao.com.br
pt Portuguese
pt Portuguese
Watsu
Watsu

É o primeiro trabalho corporal aquático voltado para qualidade de vida. Watsu se origina do Zen Shiatsu e foi criado nos anos 80 por Harold Dull na Califórnia. A busca por esta terapia tem sido procurada pelo público  com o intuito de relaxamento, prática anti-stress, como também por pessoas que buscam o autoconhecimento, que buscam desenvolver um nível ampliado de consciência através de um estado mais meditativo e sereno.

A água aquecida oferece leveza, harmonia  ao corpo e integra  memórias e conteúdos da história pessoal. A sensação de ser embalado em água aquecida (por volta dos 35°C), de experimentar o corpo deslizando em movimentos suaves e compassados, permite um profundo relaxamento físico, mental e emocional.

A água é um elemento integrador (remove a idéia de que estamos separados) e possibilita a exploração de necessidades, medos e desejos que cada um traz.

A água está dentro e fora de nós. A experiência na água permite a possibilidade de viver emoções profundas e entrar em contato com potenciais criativos.  Posturas corporais enrijecidas podem refletir memórias ligadas a abusos, faltas, medos e traumas.

No momento que o corpo encontra-se na horizontal, flutuando na água sem a gravidade, a postura corporal e as couraças musculares se dissolvem, o que permite ao indivíduo experenciar o caminho da vulnerabilidade e entrega similar ao estado uterino (líquido amniótico).

Corpo, mente e emoções se aquietam, o relaxamento gradualmente acontece e como conseqüência, ocorre à dissolução de medos, tensões e distorções.

A água aquecida tem efeito catalisador. Proporciona momentos de encontro consigo mesmo. O silêncio encontrado no relaxamento aquático é muito profundo. Novos recursos são despertos ao perceber atentamente os sinais vitais do corpo:
a respiração fica mais suave, o batimento cardíaco desacelera, o tônus múscular baixa, as articulações ganham novos espaços, a frequência cerebral diminui.

São mobilizados sensações e sentimentos sem interpretações ou conclusões.
O despertar da confiança e entrega no fluir da vida acontece gradualmente…

A partir do Watsu se desenvolveram vários outras técnicas de relaxamento aquático:
Dolphin Dance, Healing Dance,Integração Aquática, etc..

Os benefícios são inúmeros: espasticidade  articular e muscular, relaxamento profundo, expansão da criatividade e do prazer de viver, melhora da qualidade das relações interpessoais, percepção e consciência aguçada, paz interior, entre outros.

Facilitador:

Mauricio Bastos é terapeuta e coordenador do Espaço Integração na Granja Viana. Há 20 anos atua com técnicas de Relaxamento e Desenvolvimento Humano.

Para marcar uma sessão ou saber mais informações,
entre em contato com Maurício Bastos.

 

5 Comments

  • by Flávia Posted 12 de junho de 2015 15:30

    Olá,
    Acabei de fazer uma sessão de watsu e é uma delicia… super relaxante, alem de abaixar a ansiedade, medos, etc. É maravilhoso!
    Adorei e com certeza vou querer fazer de novo. Eu recomendo!!!!

  • by Sabrina Posted 27 de Maio de 2015 20:33

    O Watsu para mim é muito eficaz. Tenho 2 hérnias de disco na coluna e problemas de ressecamento. O Watsu além de me relaxar muito, melhora minha respiração e me faz desligar de tudo. Funciona como uma meditação, nos faz olhar para dentro e nos conectar com a gente mesma. É demais, eu digo que descobri o watsu durante minha gravidez, para prevenir qualquer crise e faço até hoje, já faço há 3 anos.Eu recomendo!

  • by Mariana Soares Posted 19 de novembro de 2016 13:07

    A sessao de watsu q fiz com Mauricio foi inesquecivel. Primeiro pelo carinho, atencao e presenca dele com a pessoa que ele esta cuidando. Me senti em todos os momentos segura e confiante q estava em maos de quem sabe o que esta fazendo. O trabalho em si eh surpreendente. Minha expectativa era de q seria interessante, mas a experiencia que tive me levou para um lugar muito profundo no meu olhar interno. Penso q o fato de estar sendo cuidada por uma pessoa tao segura do q faz, me fez sentir a vontade de entrar nessa viagem interna tao profunda sem medo de voltar para o mundo pratico fora da piscina. Quando sai da piscina, senti um calor interno q me proporcionou imensa alegria simplesmente por estar viva. Senti claramente que o meu corpo inteiro faz parte de quem eu sou, e nao so meus pensamentos. Amei e recomendo!

  • by Simone Fonseca Posted 5 de Abril de 2016 17:29

    Amoroso, muito amoroso. Essa foi o maior sentimento que tive logo após a sessão. Amor no cuidado do Maurício comigo, na sua presença inteira e amor também de mim comigo mesma. Aconteceu uma coisa muito curiosa, em determinado momento, eu senti um vento na minha cabeça, justamente quando o Maurício estava alisando meus cabelos. Eu pensei: nossa ele pensou em tudo! Ligou até um ventilador para refrescar os meus pensamentos. Quando a sessão terminou eu comentei com ele que tinha adorado a ideia do vento, no que ele perguntou: Mas que vento? Não tinha vento nenhum! Era puramente energético e essa mágica fechou com chave de ouro a minha experiência. Adorei e vou começar a fazer frequentemente. Como um tratamento.
    Super recomendo! (obrigada, Maurício)

  • by Andreia Posted 25 de Março de 2017 15:28

    Após a sessão de Watsu me senti nas nuvens, sensação de liberdade, de começar de novo, mas com muito mais energia. Além do tratamento “10″ do Maurício que só de olhar nos seus olhos já entende tudo o que a gente quer dizer.
    Adorei e recomendo!

 

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *